Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 18 de julho de 2017

Os livros da Bíblia para criança - Colossenses - Jesus é a nossa força

Saiba mais Professor
CARTA DE PAULO AOS
COLOSSENSES
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses. É provável que Epafras, companheiro de Paulo, tenha sido o primeiro a anunciar a Boa-Noticia do Evangelho em Colossos (1 v. 7; 4 v. 12)
Paulo na prisão (4 v. 3,10,18), tinha recebido notícias das falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos (2 v. 8,16-23) e por isso escreve esta carta para combater esses falsos ensinamentos e trazer os colossenses de volta a verdadeira fé que Epafras havia anunciado. Somente Jesus Cristo pode salvar, somente por meio Dele é que os pecados são perdoados. Portanto, que os colossenses continuem fiéis, tendo a sua fé construída sobre um alicerce firme e seguro, e que não sigam  atrás de ensinamentos inventados por qualquer um. Paulo fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com Ele e como essa vida se manifesta especialmente no amor de uns para com os outros (3 v. 12-14).
O livro de Colossenses
Se fosse para dar um tema para este livro, daria:
Jesus é a nossa força !!!!




Versículo: Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Colossenses 2:6

Este livro quem escreveu foi Paulo. 

Sabem onde Paulo estava quando foi escrito? Em uma cadeia

Isso mesmo, estava preso. Mas mesmo assim, não estava desanimado, desejando o mal aos outros, apesar de enfrentar dificuldades, Paulo queria o bem de todos e estava preocupado com a igreja de Colossos

Sabem o que é isso?
Pessoalmente Paulo não conhecia aquele povo, que era cuidada por Epafras. E deixa aqui um ensinamento a todos nós.  Apesar de estar preso, foi luz para aquela igreja. 
(Acenda uma lanterna pequena dentro da prisão)

O que ele fez? Escreveu uma carta (Lápis grande) 
e orou por aquele povo. 

Vejam bem, Paulo não tinha ido em Colossos ainda. Mas orou por eles de onde estava. O que aprendemos com este exemplo de Paulo?

E nós podemos fazer a mesma coisa. Temos missionários, pessoas que saem de suas casas e vão pregar o evangelho em lugares que são difíceis, onde muitos não conhecem a Jesus, e em com uma cultura bem diferente da nossa. Deixando o conforto de seus lares, para levar a salvação. Nós talvez não podemos fazer isso, não conseguiríamos, mas podemos ser luz como Paulo. Podemos orar por estes missionários, para que Deus os guarde e os ajude, e orar por estes povos que não conhecem a Jesus, por estes países, onde até é proibido ler a Palavra de Deus.
O que estava acontecendo nesta igreja para Paulo se preocupar?
Vejamos ! Primeiro estava tudo bem.
Quero mostrar algo para vocês. 
(Dinâmica do fermento e água oxigenada
(Fiz com corante verde. Pode escolher a cor que quiser. ou fazer no final com as crianças. Para as maiores e deixar manipular com sua supervisão, claro. Daí volta, falando do amor de Jesus e como transbordamos do amor de Deus depois.)
Este copo vai representar nossa vida. Quando recebemos Jesus em nosso coração, há uma transformação. E nos enchemos de seu amor. Chegamos até transbordar.
A igreja de Colosso estava vivendo esse amor. Jesus estava sendo o centro em seus corações. 

Mas o tempo vai passando e Jesus vai sendo colocado de lado. 

E outros ensinamentos estavam querendo entrar em seu meio. Estavam começando a acreditar em coisas que não eram de Deus. Dando chance para o Pecado entrar na igreja. 

E isso preocupou Paulo, pois a igreja de Colosso sofreria (Igreja triste

Ficaria fraca, desanimada, cheia de problemas.
Na Carta, Paulo escreve (lápis grande) lembrando a eles de quem foi Jesus. (Figura de cruz
O que Jesus fez por cada um deles. O amor que teve, o sofrimento da dor quando se entregou na cruz por seus pecados. Paulo tinha um desejo a este povo. Que ficassem arraigados em Cristo.
Arraigados? Como assim? Fiquei pensando então... como explicar? O que Paulo queria dizer? Olhem o que Deus colocou em meu coração! 
Arraigados, Ou seja, enraizados.

(Pegue uma arvorezinha verde, com um galho murcho e outro seco, tirado da árvore)

Olhem esta árvore, alguns galhos estão partidos, uns mais tempo outros pouco. Os mais tempo estão secos, mortos. Outros fracos, murchos, começando a morrer também. Ficaram separados da árvore principal e deixaram de ganhar seus nutrientes e forças para crescer. Paulo queria dizer que devemos estar ligados em Jesus, pois Ele tem tudo o que precisamos para que sejamos fortes,  para que isto não venha acontecer em nossas vidas. Então eles precisavam buscar Jesus para ser o centro de seus corações. (Ligar coraçõezinhos a Jesus)

Estando firmes em Jesus, ligados a Ele, eles ganhariam forças para expulsar o pecado de suas vida. 

(Expulsa o coração sujo da igreja e coloca um sorriso na igreja de novo)

E termina aconselhando como cada um deveria se comportar com o próximo. Mulheres, sejam submissas, respeitando o marido. 

Maridos, amem suas esposas

Filhos, obedecei em tudo a seus pais. 

Pais, não irriteis seus filhos
Servos, obedeçam aos seus senhores e façam por amor. 

E senhores, sejam justos com seus servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.

Mas o que isso tem a ver com o pecado? Tem muito a ver. Pois é importante também termos uma vida em paz, para que não deixamos ninguém triste, com raiva, e assim deixar brecha, raiva, ódio, mágoas e assim o pecado entrar em nossos corações. Se sentimentos ruins ocupar nosso corações, infelizmente vamos deixar Jesus de lado e começar a enfraquecer. E não é isso que queremos, certo? Lembremos então desta carta de Paulo á Colossos, mas que também pode ser para nós, um grande ensinamento.
---------------------------------------

Dinâmica do fermento:   O que o amor de Jesus faz em nosso Coração?
Objetivo: Transbordarmos do amor de Deus.


O que você precisa?
·         copos de plástico
·         fermento biológico em pó
·         água oxigenada
·         um pouco de detergente
·         corante de alimento (opcional)
Vamos ao passo a passo?
Passo 1: Escolha o local onde irá fazer esta experiência, pois pode fazer um pouco de bagunça. Para facilitar coloque o copo sobre um prato fundo (para facilitar a limpeza no final).
Passo 2 : Em um copo de água com corante dissolva o fermento biológico.
Passo 3: Acrescente algumas gotas de detergente.
Passo 4: Coloque o copo com a mistura de fermento dentro de um recipiente ou em uma superfície fácil de limpar. E despeje um pouco de água oxigenada.

Nenhum comentário: