Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Os livros da Biblia para crianças - Provérbios - Um livro de ensinamentos cotidianos


Dica do Biblionildo:

Autor do livro: Salomão – Princípio de seu reinado

Para ilustrar este livro uma história bem conhecida Zé coração, mas adaptada....

Zé Zangão
(O rostinho zangado está por baixo do cabelo, fixo em um velcro. O rosto é retirável.)


Este é o Zé Zangão.

Ele é um menino mal humorado, por isso, não tem amigos.
Seu coração vive cheio de raiva e mágoas.
 

Ele tem olhos tristes (mostrar a figura).


Seus olhos só vêem o defeito dos seus colegas. Ele não acha nada bonito. Para ele, o mundo e a vida são horríveis. Ele não se alegra com nada. Qualquer coisa é motivo de choro. Na hora da oração em vez de fechar seus olhos para ficar concentrado em Deus, fica olhando para todos os lados e pessoas. Ou então, em vez de ler a Bíblia, fica vendo outras revistinhas nos cultos. Tipos gibis. Sem falar que gosta de ver filmes de terror e zumbis.

Seus ouvidos são tristes (mostrar a figura).


Ele só gosta de ouvir piadas picantes, indecentes, zombarias e palavrões. Músicas do mundo, onde falam de tristezas no amor ou então incentivam a dançar conforme a letra, precisando mexer o corpo de modo que não agrada a Deus.

Da sua boca, só saem palavrões, mentiras... (mostrar a figura).


Ele fala mal de todos,põe defeito nos colegas... ele é malcriado, responde com desrespeito aos pais,professores, às autoridades. Ele não respeita ninguém. Fala no meio quando tem alguém conversando. Ou na igreja fala alto, quando os outros estão orando.

Tic-tac, tic-tac! (mostrar a figura).


Ele não tem tempo para ajudar aos outros. Nem fazer suas tarefas. Além disso, ele também só chega atrasado nos lugares. Fica enrolando, não brinca e também não consegue fazer nada, pois o tempo passa e ficou parado teimando ou esperando.

Seus pés, como todo o seu corpo, também é triste (mostrar a figura).


Eles vão a lugares que não agradam a Deus. Festas que não são legais que só tem bagunça. Os pés costumam ser usados para fazer os colegas tropeçarem e para praticarem coisas más. Na igreja, em vez de esperar a hora de entrar na sala, fica andando pela igreja para ir no banheiro e tomar água o tempo todo.

E suas mãos? Delas também só sai tristeza. (mostrar a figura)


Quando vai folhear a bíblia, vira as páginas tão rápido que amassam ou então dá orelha. Zé as usa para roubar coisas de seus colegas, como lápis, dinheiro, caneta, borracha e até brinquedos. Quando alguém fala algo que ele não gostou, usa suas mãos para bater, dar um soco ou empurrar. Os professores já não sabem o que fazer com ele, nem seus pais.  

Zé Zangão na verdade não era feliz. Sabia que estava errado e mesmo assim não se corrigiu.

Um dia, apareceu em sua escola, um menino chamado Beto.


Beto era um menino feliz e ao contrário de Zé Zangão, gostava de fazer amizades.Por ser muito simpático, Beto logo conquistou  a amizade de Zé. E, num instante, Beto já estava falando de Jesus e do amor de Deus para o Zé.

Ele até mostrou um versículo na Bíblia, que dizia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Beto mostrou a Zé Zangão, que o amor de Deus por ele e por toda a humanidade havia sido tão grande, que Ele enviou Seu único filho, Jesus Cristo, para morrer numa cruz pelos nossos pecados, nossos erros. E aquele que crer no sacrifício de Jesus não apenas terá vida eterna, mas terá também uma vida com objetivos, uma vida mais feliz.

 Zé Zangão sentiu o amor de Deus por ele, reconheceu que as coisas erradas que fazia era pecado, e ele resolveu entregar sua vida a Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar, totalmente, o seu modo de ser.

E Jesus ouviu o pedido de Zé, transformando sua vida.

Agora, ele é um menino feliz. (mostrar a figura).
(Tira o rostinho triste que está por cima deste)


Tic-tac, tic-tac. Agora, Zé Coração tem tempo para ajudar aos outros. (mostrar a figura).


Além disso, ele passou a chegar cedo na escola, na igreja. Controlava seu tempo para conseguir brincar, ajudar seus pais e ter um momento com Deus.

Os seus olhos, agora, enxergam o mundo lindo que Deus criou. (mostrar a figura).


Zé, agora, sabe ver as qualidades dos outros. Fecha seus olhos nas orações para ficar mais juntinho de Deus e assim sentir em seu coração o que Deus quer com ele.

 Ele também gosta de ouvir só coisas boas. (mostrar a figura).


Os seus ouvidos estão sempre alegres, agora . Ouve com atenção as ordens e conselhos de seus pais. Ouve as histórias para depois poder contar para seus amigos.

Os seus pés passaram a andar só em lugares que agradam a Deus. (mostrar a figura)


Eles também são alegres. E já nem correm mais pela igreja. Sabendo que é um lugar de respeito. Então vai ao banheiro e toma água antes e depois dos cultos. Assim não tira a atenção de ninguém.

As suas mãos, agora, vivem dispostas a ajudar os outros. (mostrar a figura)


E ele já não tira mais nada dos outros. Suas mãos são alegres. Servem para erguer em adoração ao Senhor, ou abençoar a vida dos outros.

Quanto à sua boca, dela, só saem palavras agradáveis, de elogio e de coragem(mostrar a figura)


Canta louvores ao Senhor, e sabe contar as histórias bíblicas que ouve na igreja.
O coração passou a ser alegre e estar em paz.


Hoje, todos notam a transformação que Jesus fez na vida de Zé. Seus colegas e professores tornaram-se seus amigos e Zé, passou a ter, agora, uma vida repleta de sentido, uma vida cheia de razão, feliz. Seus pais e avós sentem-se orgulhosos das transformações que aconteceram. E muitas pessoas que viram estas transformações, queriam também isso para elas.

E você ? Precisa desta transformação em alguma parte de seu corpo? Hoje é o dia para conversarmos com o Senhor para ele nos ajudar a ter uma transformação também.

Nenhum comentário: