Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Rute - Rute, noemi e

Livro de Rute


Dinâmica da Formiguinha

( Não cheguei a fazer, estamos ensaiado para o coral e não ouve tempo)

Objetivo: criar um clima amigável entre os participantes, mostrando que só devemos desejar ao outro aquilo que desejamos para nós mesmos.

Procedimento:
Os participantes devem formar um círculo - o facilitador explica para o grupo que devem passar a formiga ao seu companheiro de forma bem suave, sem machucá-la ou matá-la. Ele iniciar a dinâmica da seguinte forma: coloca formiga imaginária em qualquer parte do corpo do seu companheiro e este por sua vez deve passá-la para a pessoa que está ao seu lado (um a um) até que todos do círculo tenha recebido a formiga e ela retorne à pessoa que começou. Depois disso, o facilitador dará a seguinte ordem: Esta formiga é do bem, então um a um deverá beijar o lugar onde colocou a formiga no seu colega...... esse é um momento de descontração, de constrangimento, porque muitos colocam a formiguinha no lugar mais esquisito possível, e agora terá que beijar no local....

Rute: Uma história de amizade e bondade.
Versículo:

“Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16

A História de Rute acontece nos tempos de Juízes. Onde o povo fazia o que queria e por causa disse sofria consequências desagradáveis devido ao pecado.
Em Belém vivia uma família boa. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, mas houve uma grande seca e não havia mais comida, então saíram e foram morar em Moabe.

Depois de um tempo o esposo de Noemi morreu, e ela ficou com seus dois filhos. Seus filhos se casaram, mas após cerca de dez anos seus filhos também morreram. Que tristeza para aquela mulher, viúva e agora havia perdido também seus filhos. Noemi tinham agora apenas as esposas de seus filhos para lhe fazer companhia, seus nomes eram Orfa e Rute.

Noemi chamou as esposas de seus filhos e lhes disse: "Eu vou voltar para onde eu morava, onde está meu povo, e eu gostaria que vocês também voltassem para as suas famílias.” As mulheres choravam e se abraçavam, porque elas eram boas amigas. Orfa não quis deixar de Noemi, mas Noemi lhe disse que não se preocupasse, pois ela ficaria bem. Então Orfa voltou para sua família.
Mas não importava o que Noemi dissesse a Rute, Rute não a deixaria. Rute falou a Noemi: "Não me peça para sair. Aonde você for eu irei, e onde você ficar, eu vou ficar. Seu povo, será o meu povo e teu Deus será meu Deus".

Então, Rute e Noemi retornaram juntas para Belém. Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo. Mas Rute não se queixava, pois amava sua sogra Noemi. Ela não esperava nada em troca, ela só queria ajudar.
Quando eles chegaram lá ,Rute decidiu que ela deveria fazer algum tipo de trabalho. Era época da colheita, e ela trabalhou atrás dos colhedores e pegava a cevada que tinham caído, o que sobrava. O proprietário do campo apareceu para saudar os colhedores e notou Rute no campo. O bom para Rute é que o dono do campo, Boaz, era um homem amável, que acreditava em Deus. Ele também era parente do marido de Noemi, que morreu, Elimeleque.

Boaz foi falar com Rute, ele disse a ela: "Não vá trabalhar em qualquer outro campo, fique aqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.” “Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas;  dei ordem aos moços, que não mexerem com você? Tendo tu sede, bebe do que os moços tirarem.”
Quando Rute ouviu isso, ela inclinou-se para Boaz e perguntou: "Por que você está sendo tão bom para mim, você não me conhece." Boaz respondeu: "Eu sei o que você fez por Noemi, deixou sua família e se mudou para um lugar onde nunca esteve. Que o Senhor recompense você por sua bondade."
Rute agradeceu a Boaz, e continuou com seu trabalho no sol quente. Boaz ordenou aos seus trabalhadores que deixasse cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais. E Rute colheu por toda a tarde, e voltou a cidade e encontrou-se com sua sopgra Noemi e tiveram o que comer ate fartar-se.
Noemi ficou admirada e perguntou-lhe onde tinha trabalhado, e ela lhe contou sobre Boaz. E Noemi alegrou-se e disse que eles eram parentes, e gostou do que Boaz propôs dela trabalhar junto às moças. Assim, Rute ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.
E Deus cuidou de Noemi e de Rute.  Boaz comprou as terras que era do esposo de Noemi e  casou-se com Rute. E tiveram um filho e chamou de Obede. E Este é o pai de Jessé, pai de Davi. Rute foi bisavó de Davi.

Sabem crianças esta história Bíblica nos mostra que Rute foi boa para com Noemi, preocupou-se com ela como uma boa amiga e Deus a recompensou, deu-lhe um bom marido e ela continuou a cuidar de Noemi. E Deus honrou a Rute pois de sua origem veio o Rei Davi. E muito tempo depois: Jesus.

Biblionildo Trazendo lições com este livro.
 Quem escreveu o livro de Rute?
Não se sabe ao certo. Desconhecido.


1ª  LIÇÃO  – Fé  -  Não devemos deixar de confiar no Senhor ainda que as coisas não estejam acontecendo como gostaríamos que fosse.
          O retorno de Noemi dos campos de Moabe para Belém, serve-nos como uma demonstração de que ela continuava confiando no Deus de Israel. Caso contrário, ela nunca mais teria voltado. Antes, teria procurado ir para mais longe, para nunca mais ouvir falar no judaísmo;


2ª LIÇÃO – Comportamento -  Fazer com que o nosso testemunho, nosso comportamento diário leve as pessoas a desejarem servir ao nosso Deus.
          Veja o que disse Rute a sua sogra quando esta pediu que ela voltasse para casa de sua mãe e para o seu deus: Rt 1:16 Esta é uma grande prova de que Noemi, mesmo sofrendo momentos tão amargos em sua vida, não deixou de falar do seu Deus para suas noras;


3ª LIÇÃO – Diferença - Mesmo em meio a uma geração pecaminosa, o Senhor tem alguém com quem Ele pode contar.
          O contexto histórico do livro de Rute, aponta para uma geração que não temia ao Senhor. Cada um fazia o que bem entendia .
          Boaz, no entanto, punha em prática o que havia aprendido na Lei do Senhor, no tocante à colheita . Deixar uma parte para estrangeiros e pobres. Não voltar para pegar as espigas que caíram pelo caminho.



4ª LIÇÃO –  Amor - Serva fiel. Até Boaz viu que era boa com Noemi. E uma pessoa para ser boa, precisa ter amor me seu coração para o próximo. E assim Deus honrou. Recompensou. Pois se tornou Bizavó de Davi – E depois de muitos e muitos anos. Chega Jesus. 
---------------
Atividades


Nenhum comentário: