Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Josué - A queda de Jericó

O Livro de Josué

Josué - A conquista de Jericó


VERSÍCULO DO DIA :  Muro com “Tijolinhos” de Cartolina, ou papel pardo para o 
Versículo Embaralhado


“       Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem
posse da terra que prometi aos antepassados deles.      
Josué 1:6.                                                  ”

Para fazer a memorização do versículo do dia você pode:
Turmas de menores: Deixar o “muro” com o versículo pronto. E depois de lido ir tirando um tiljolinho de cada vez. E devem falar a palavra do tijolinho tirado. Até não ter mais nenhum.
Ou com as turmas maiores: Monte os “tijolinhos” de forma que representem um muro, mas não coloque o mesmo na ordem certa ainda, também não coloque o “tijolinho” com a referência bíblica nesse momento.Convide as crianças a tentarem colocar o Versículo na ordem certa. Quando elas conseguirem acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto.

Dinâmica: Conquistando um pirulito.
Acima de cinco anos.
Objetivo – Trabalho em equipe. Se um errar, todos erram. Precisam apenas obedecer a ordem.
Dica: Abaixa a cabeça e não olhe para os lados senão conseguir ficar quietinho.
As crianças terão de ficar 03 minutos contados no relógio sem emitir um som. (Claro profa, você conhece sua turma, se for algo impossível, diminua o tempo, até 01 minuto. E se for algo fácil, aumente o tempo)Se houver qualquer barulho. Começam de novo. E só terão duas chances. (senão vira brincadeira senão não vão levar a sério). Se fizerem barulho, pode deixar sem. Pode dizer: Não posso. Era uma brincadeira. No outro dia fazemos de novo. Entrega só uma balinha para não ficarem chateados. Mas deixe o pirulito guardado a mostra.


Dicas do BIBLIONILDO



Estão lembrados do Biblionildo, não?
Pois bem... O que nos trouxe hoje Bibionildo?

Uau...
Número? 12! Hoje vamos começar a aprender os 12 livros que seguem os pentateucos.


Sabem como se chamam? Históricos !!!

Mas estes históricos estão onde? Velho Testamento!

Nosso primeiro livro Histórico, quem escreveu? Josué !!!


Hora da História:
Mas sabem que esta brincadeira tem tudo a ver com a história de hoje? Pois é...
Eles tinham algo muito grande para conquistar. Mas também deviam ser obedientes e cumprir a ordem. Senão não daria certo. Será que eles conseguiram? Vamos ver?

A queda das muralhas de Jericó.
Moisés havia sido o grande líder do povo hebreu, os conduziu no deserto por quase quarenta anos, já próximo a Canaã, a Bíblia nos diz, que Moisés cantou ao Senhor e Deus o chamou e mostrou a ele Canaã, a terra prometida ao povo hebreu então ele morreu e seus sucessor foi o jovem Josué.
Jericó era uma fortaleza cercada de espessas muralhas de pedra e portas de ferro. 

Os portões da cidade de Jericó estavam bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Jericó era humanamente impenetrável. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. 

O povo estava acampado celebrando a Pascoa, quando  Deus apareceu a Josué e lhe diz que dará Jerico em suas mãos, há porém um recomendação de como deveria ser feito.
Todo o povo deveria cercar a cidade por seis dias, em silêncio, os soldados valentes iam na frente. Após sete sacerdotes levariam sete trombetas adiante da Arca do Senhor, e no sétimo dia, todos devem rodear a cidade sete vezes, e então os sacerdotes tocarão as trombetas, e então todo o povo gritará com grande grita e o muro da cidade cairá.

(Pote de yacult com tampa de refri como quepe)



(Pote de iourgut.Também colei uma tampinha de pet em cima antes de colar tnt branco em volta)




Deus queria que Israel conquistasse a Jericó, era sua vontade. A conquista deveria ser na ordem que Deus havia dado, cabia a eles obedecer e confiar. A Bíblia nos relata em que o povo de Israel seguiu exatamente o que Deus determinou e no sétimo dia ao rodearam a cidade por sete vezes e na sétima vez gritaram com grande grita e os sacerdotes tocando as trombetas, e assim as muralhas ruíram... e Jericó foi destruída, tendo sido poupada apenas a mulher Raabe e a sua família , porque tinham ajudado certa vez, escondendo dois espias do povo de Deus. Ela não era do povo de Deus, mas conhecia o poder de Deus. E pediu que fosse protegida ,  ela e a sua família, assim os homens pediram que uma fita da cor de escarlate, tipo um vermelho fosse pendurada em sua janela, e assim foi feito.


(A cidade de Jericó vista por dentro Caixas de perfumes encapadas e portas e janelas impressas- Detalhe apenas uma casa está colada sobre o papelão.)

(Jericó é uma caixa de papelão, com os cantos abertos. Depois pintado a guache e preso com fio de nilon)

(Quando dão a última volta o fio de nilon é cortado, assim a caixa se abre)
(Todas as asas de entro de Jericó são derrubadas quando o povo invade, só ficando de pé a colada que é de Raabe)

(Raabe  e Josué - carretel de linha e retalho)

A conquista de Jericó significa a plena conquista de Canaã pelo povo de Deus, agora eles tinham o domínio das terras e poderiam viver com alegria em suas terras, Deus mostrava mais uma vez a sua força, quando com gritos e trombetas os muros ruíram, a fé e confiança em Deus fizeram com que eles vencessem!
APLICAÇÃO: A obediência daquele povo a Deus fez com que fossem vitoriosos!Com certeza também não foi fácil para aquele povo passar em volta em silêncio. Mas venceram. Foram obedientes e conquistaram !!!
Crianças.mais importante que obedecer em uma brincadeira é  obedecermos a Deus.  A nossa obediência a Deus e à sua Palavra nos faz triunfar sobre o mal e sermos vitoriosos!

A OBEDIENCIA e CONFIANÇA faz a diferença. Sabem crianças, você pode vencer o mal, mas para que você o vença deve seguir o que Deus ordena em sua Palavra, ter a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e Ele nos limpa de todo mal e de todo o pecado, quem quiser ser vitorioso deve colocar Deus na frente e ele nos conduz a caminhos melhores. Pela fé e confiança em Cristo venceremos o mal, é através de Cristo Jesus que temos vitória sobre o pecado e somente assim podemos ter uma vida de alegria! O fio de escarlate (vermelho) simboliza para nós o sangue de Jesus, assim como Raabe foi salva, somos salvos pelo sangue de Cristo derramado na Cruz. Hoje, Cristo convida a vida eterna, basta tão somente que o aceitemos como Senhor e Salvador de nossas vidas! (Faça um apelo - ore com as crianças) 

Atividades:





2 comentários:

Unknown disse...

amei seu blog. muito obrigada por compartilhar esses lindos trabalhos. que Deus te abençoe poderosamente!!

Unknown disse...

amei seu blog. muito obrigada por compartilhar esses lindos trabalhos. que Deus te abençoe poderosamente!!