Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 8 de março de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Gênesis - Criação

Como serão as aulas?

Vou ministrar as aulas e lhes repassar, o que deu certo e como pode melhorar.
Este mês de março, aos domingos vamos aprender os Pentateucos.
Primeira aula: O que é a bíblia?
Quais os Pentateucos?
Gênesis.
Em uma hora foi corrido para passar tudo. 

Plano de aula:

Oferta
Oração
Louvor - A Bíblia - Diante do Trono.
E conforme o conteúdo a seguir.


Começando com um turma junta. E depois separando os maiores de sete para outra sala.
Para o desafio dos Livros da Bíblia.



Com que se parece este armário???
Com uma biblia isso mesmo !!!

Vamos então todos pegar nossas bíblias?


Uauuu !!! Quanta coisa tem nela?
Viram como nossa bíblia é cheia de surpresas boas.

Mas quem é esse aí no cantinho?

O Biblionildo !!!

E então Biblionildo?
Seja bem vindo.
O tem tem para nós hoje?

(Biblionildo vai trazer novidades, curiosidades todos os dias em que trabalharmos os livros da biblia.)


Aprendemos com o Prof. Biblionildo que o nº 1, nos diz que a Bíblia só tem uma autor: DEUS.
Também aprendemos as seguintes coisas:

A bíblia se divide em duas partes: AT - Antigo Testamento e NT - Novo Testamento.

(Deixe elas ver em suas biblias no indice, onde os nomes ficam separados e mostre na prateleira também. Em cima estão os livros do Velho Testamento. E em baixo do Novo Testamento. Quando Jesus nasceu, temos então o Novo Testamento.)

A Bibia tem 66 livros. O AT - tem 39 livros e o NT - tem 27 livros.

O círculo que contem a informação: + de 1000, nos diz que a Bíblia levou mais de 1000 anos para ser escrita.

O círculo que contem a informação: + de 40, nos diz que Deus usou mais de 40 homens para escreverem a Bíblia, isto é, homens inspirados por Deus.

Bem... por hoje é só pessoal! Até a próxima aula do Prof. Biblionildo.
-------------------------------------------------------------
Mas porque é importante aprender a Bíblia? Por muitos motivos. Para ficar juntinho de Deus. Para saber como se comportar. O que agrada a Deus, e não agrada. Aprender com as histórias da bíblia lições para nossas vidas. Pois quando lemos a Palavra, Deus fala conosco,aquilo que estamos precisando aprender.
Sabiam que a bíblia é tão importante que pode ser comparada com alguns objetos? Veremos o que tenho aqui?
(Dentro de uma biblia-caixa, colocar os objetos. Explicando cada um deles.Eu daria a dica de passar em outro dia. Tive que passar correndo. Ou ter Uma hora e meia com as crianças)

LÂMPADA E LUZ – “Lâmpada para os meus pés é a tua
Palavra e Luz para os meus caminhos.” (Sl 119.105).
A luz serve para iluminar o nosso andar. Aonde a luz chega, a escuridão desaparece. A Palavra de Deus ilumina a nossa mente, nos dá entendimento. 

OURO – “O juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente; mais desejáveis do que ouro, sim, do que o ouro fino”. (Sl 19: 10A).
O ouro é um metal precioso de muito valor. A Palavra de Deus enriquece a nossa vida.

MARTELO – “Não é a minha Palavra como o martelo que esmiúça a rocha? Diz o Senhor” (Jr 23.29).
O martelo quebra a pedra. A Palavra de Deus quebra os corações endurecidos pelo pecado.

ESPELHO – “Porque se alguém é ouvinte da Palavra e não cumpridor é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural...” (Tg 1.23).
O espelho serve para nos mostrar o que somos e como estamos. A Palavra de Deus revela quem somos e como está nosso coração.

 MEL – “Os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente: mais doces do que o mel o e licor de seus favos”.(Sl 19: 10b).
O mel serve para adoçar. A Palavra de Deus é mais doce do que o Mel.

SEMENTE – “A semente é a Palavra de Deus”.(Lc 8.11).
Devemos semear a Palavra de Deus como o agricultor semeia as sementes. O terreno tem que estar preparado para receber a boa semente e produzirá uma boa colheita.

ÁGUA – “para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra.” (Ef 5.26).
A água serve para lavar, limpar a sujeira. A Palavra de Deus além de nos mostrar nossos erros (sujeiras do pecado), nos permite conhecer o Senhor Jesus para sermos limpos do pecado pelo poder de DEUS

 PÃO -  Mateus 4:4 Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Quando o Senhor Jesus foi tentado pelo inimigo de Deus, Ele utilizou as Escrituras, o pão que alimenta a nossa alma (Leia Mateus 4:4). A verdadeira vida não é o fruto do bem-estar material, mas sim da Palavra de Deus.  A Bíblia é o trigo que alimenta com algo verdadeiro e fortalece o nosso espírito.

LEITE -  I Pedro 2:2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo
A Palavra de Deus é o leite que alimenta a nossa alma. Quais as qualidades deste leite? PURO, SEM MISTURA

FOGO  -  Jeremias 23:29  Porventura a minha palavra não é como o fogo
A comparação com fogo mostra que a Palavra de Deus prova o que é verdadeiro e o que é falso.  Não podemos esconder nada de Deus pois a Bíblia é como fogo que age em nossos corações mostrando o nosso pecado.

ESPADA  -   Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
A espada é uma arma formada de uma lâmina comprida, estreita e pontiaguda de um ou dois gumes.  Assim é a Palavra de Deus, tem o profundo poder de penetração.  Ela vai até o lugar mais profundo da alma e do espírito, penetra no íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. É uma arma poderosa de combate nas lutas espirituais.  Efésios 6:17, diz: “Tomai também o capacete da Salvação e Espada do espírito que é a Palavra de Deus.” Estamos em guerra com o diabo e a nossa arma mais importante e essencial é a Bíblia, a Palavra de Deus.
----------------------------------------------------------
Viram que ela se divide em duas partes? Quais? Velho Testamento e Novo Testamento!
Mas estão vendo estas pastas aqui? Com cores diferentes? Cada cor destas pastas é um outro tipo de divisão. Vamos aprender estas divisões por mês até o final deste ano.
Este mês vamos aprender os Pentateucos.
Sim Pentateucos !!! Que quer dizer - Cinco Volumes. Também chamado de Livro das Leis. Livro de Moisés. Vamos ver quais são?
Gênesis -Êxodo - Levítico - Números e Deuteronômio.
Hoje vamos aprender uma história que temos no Livro de  Gênesis. Gênesis quer dizer começo, princípio. Então fica fácil saber qual história que podemos achar logo de cara, né! A criação !!!
(Vou usar pastas, que serão chamadas de livros. Cada pasta terá a história dentro dela. Como se estivéssemos lendo nossa bíblia. Como terei crianças de 4 anos junto, e mais ou menos 20 crianças ao total, não consegui olhar o livro na Bíblia delas. Mas o legal, é elas ter suas biblias abertas no livro de Gênesis também)
Vamos ver qual é a mensagem de Deus para nós hoje a noite?
Gênesis 1.1-“No princípio criou Deus os Céus e a terra”



(Cada livro terá uma flor, feita de papel crepom e palito de churrasco. Fácil de fazer, com uma tira de papel crepom, enrole na ponta do palito, franzindo de vez em quando. Até acabar a tira.No final teremos um lindo buquê. Outra idéia é pintar o versículo na bíblia. Consegui doação de que cada criança terá uma bíblia para esta atividade, para não riscar a bíblia de seus pais)
Quem será que escreveu o Livro de Gênesis? Olhem, este é Moisés !!!
(Todos os livros terão um boneco representando seu autor. Lembrando que o Moisés deve ser sempre a mesma figura.)
Aqui separei as turmas. Sete anos para cima, ficaram comigo para o desafio dos Livros da Bíblia. E os menores com o professor auxiliar que contou a história da criação para eles. Usei a história do meu blog mesmo. Pois o tapete da criação cabe dentro da pasta. 
Atividades: Com massinha de modelar caseira, criar algo que Deus fez.
E como tarefa para casa.
----------------------------------------------
Para os professores: Para conhecimento ou outras ideias. 

A Divisão da Bíblia em: Antigo e Novo Testamento


Alguém tem idéia de quantos livros têm a Bíblia? (Dê um tempos para as crianças pensarem) Ela é composta de 66 livros, e estão divididos em duas partes: Antigo Testamento, que é a parte mais antiga da Bíblia, escrito antes do nascimento de Jesus e contém 39 livros, e o Novo Testamento que é composto de 27 livros. Vocês vão encontrar o Antigo Testamento no começo da sua Bíblia. O primeiro livro do Antigo Testamento é Gênesis. (Encontrem Gênesis 1:1 e marquem o lugar em que ele está.) O último livro é Malaquias. (Encontre Malaquias 4:6). Professor, mostre a grossura de Gênesis a Malaquias na sua Bíblia. Vejam que grande parte da Bíblia está no Antigo Testamento. Os últimos 27 livros são chamados de Novo Testamento. O Novo Testamento começa com o Livro de Mateus e vai até o Livro de Apocalipse. (Mostre essa parte.) Estes livros contam sobre a vinda de Jesus ao mundo e o que aconteceu depois disso. O último livro do Novo Testamento nos diz o que acontecerá no fim dos tempos.


E mais: a divisão da Bíblia não pára por aí não! O Antio Testamento ainda é subdividido em cinco conjuntos de livros: os livros da Lei com cinco livros, os históricos com 12 livros, os poéticos que contêm cinco livros, os proféticos maiores com cinco livros e os proféticos menores que trazem 12 livros. Viram como toda a Bíblia é organizada? Vamos ver quais são esses livros?


Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Livros da Lei que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Foram escritos por Moisés, um homem escolhido por DEUS para tirar o povo da terra do Egito e para escrever essas partes da Bíblia. Os livros seguintes são chamados de Livros Históricos. Contém 12 livros também escritos por Moisés. São eles: Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Cônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Eles narram a história do povo de Deus, que foram fiéis e ajudaram o povo a vencer as dificuldades e a se voltar para Deus. Osa livros Poéticos são cinco: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Os livros poéticos são cheios de pensamentos sobre Deus e mostram a sabedoria e as experiências de homens como Jó, Davi e muitos outros. Seguindo a nossa aula, após os poéticos vêm os livros dos Profetas Maiores. São chamados assim porque foram escritos por profetas escolhidos por Deus para ensinar ao povo a vontade de Deus. São no total 05: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Já os profetas menores somam 12 no total: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Eles trazem curtas mensagens que, em sua maioria, anunciavam ao povo que abandonasse o pecado, a idolatria e a desonestidade; também trazem mensagens de bençãos futuras, do amor e misericórdia de Deus. No Novo Testamento os 04 primeiros livros são chamados de Evangelhos. Evangelho significa as “boas novas”, e esses quatro evangelhos anunciam as boas notícias sobre Jesus. O único livro histórico do Novo Testamento é o livro de Atos que conta a história dos primeiros cristãos que, assim que Jesus foi para o céu, saíram falando a mensagem de salvação por todos os lugares, fazendo surgir a igreja de Jesus. Os livros seguintes são chamadas Epístolas ou Cartas Paulinas que foram escritas pelo Apóstolo Paulo e são 21 e estão dividas em Cartas Paulinas e Cartas Gerais. As Cartas Paulinas são13: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon. Todas essas cartas nos trazem ensinamentos valiosíssimos que nos encorajam a caminhar na fé. Existe ainda 8 cartas chamadas de Cartas Gerais que são: Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas. A carta Hebreus foi chamada assim por ter sido escrita para os Hebreus. As cartas de Paulo foram escritas para igrejas ou indivíduos específicos, mas as cartas gerais foram escritas para mais de uma igreja ou de uma pessoa. Só há um único livro profético no Novo Testamento que é o livro do Apocalipse ou revelação como ele é traduzido. Esse livro foi escrito por João. Ele conta de coisas que ainda irão acontecer e de como será a vinda do Senhor Jesus. Vamos recapitular em voz alta a ordem dos livros? Embora esses livros tivessem sido escritos por homens, Deus vigiou cada palavra que escreveram: “ Toda a Ecritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. (2 Timóteo 3.16).


Pentateucos

Referência Bíblica:

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Introdução:

Professor (a), leve para a sala, se possível, um livro de direito, pode ser um de código penal e tenha em mãos também a Bíblia. Explique para as crianças que o mundo é formado de leis em todos os lugares que devem ser cumprida. Nós temos hoje as leis de trânsito que ajudam os motoristas a se comportarem e não sofrerem acidentes, temos as leis eleitorais, que ajudam os políticos a trabalharem para melhorar o Brasil e temos a lei mais importante de todas as leis que é a lei de Deus. A Bíblia. As leis de Deus foram criadas para nos abençoar e nos deixar mais seguros. Quando as obedecemos, não temos o que temer nem precisamos nos preocupar, pois ficamos tranqüilos na proteção de Deus.

Desenvolvimento da Lição:

Os cinco primeiros livros de nossa Bíblia foram escritos por Moisés. O nome grego para esta seção é Pentateuco, que significa cinco volumes. Nós, geralmente, os chamamos de Livro de Moisés, Livros da Lei ou, algumas vezes, apenas de a Lei. Estes livros são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (Peça para as crianças procurarem o índice na Bíblia e lerem os nomes dos cinco primeiros livros com você. A seguir, peça que usem novamente o índice e procurem cada livro enquanto você fala sobre ele).

Nos cinco primeiros livros, Deus nos mostra que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem ser perdoados (Lv 17.11). Embora os israelitas tivessem de fazer repetidamente sacrifícios de animais, Deus prometeu que um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez o Seu sangue para nos salvar do pecado. Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo.

GÊNESIS

Vamos procurar o primeiro livro de Gênesis. Gênesis significa “começo” – tudo começou aqui!(Espere até que todos tenham encontrado o livro).Gênesis nos fala sobre a criação do mundo.Vejam Gênesis 1:1.
Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra?Isso mesmo,DEUS.Gênesis é um livro”primeiros”.Ele nos fala do primeiro homem e primeira mulher(1:27),e do primeiro pecado(3:6).Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o Salvador,que nos oferecesse o perdão do nosso pecado(3:15).Neste livro aprendemos também sobre o primeiro crime(4:8),e o primeiro e único dilúvio mundial(caps 7 e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus,os israelitas.Por meio desta nação,Deus prometeu abençoar o mundo inteiro(12:1-3).Esta benção veio quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia.Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas.Abrão(Abraão)(12:1),Isaque(21:3),Jacó(25:26).Para praticar mais,deixe as crianças procurarem alguns desses nomes nos versículos indicados.
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob os cuidados do Faraó do Egito.

ÊXODO
Vamos usar agora o Índice para encontrar Êxodo,que quer dizer”saída”.Em Êxodo encontramos a história de Moisés(Deixe as crianças procurarem o nome dele em Êxodo 2:1).
No início deste livro o povo de Deus se acha ainda no Egito,mas agora o novo rei fez deles escravos.Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer ao Faraó a deixar seu povo sair.Lemos neste livro como Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da TERRA PROMETIDA.Quando eles se detiveram no Monte Sinai,Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os “DEZ MANDAMENTOS”.Vamos ver se podemos encontrá-los em Êxodo20:1-17.As instruções de Deus para a construção do tabernáculo estão também aqui no livro de Êxodo(25:8-9).O tabernáculo era uma tenda especial onde ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar.Ele ajudava lembrar os israelitas que Deus estava sempre com eles,pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer que o povo acampasse.A arca,no tabernáculo,era o centro de adoração.

LEVÍTICO

Você consegue encontrar o livro de Levítico?Neste livro,Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem .Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como as ofertas deveriam ser feitas.Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós (João 1:29;Efésios 5:2;1Pedro 1:18,19).A seguir,aprendemos sobre Arão o primeiro sumo sacerdote,e seus filhos,que também serviram como sacerdotes(caps 8e9).Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus,nosso Grande Sumo Sacerdote(1Timóteo2:5,Hebreu 4:14).Os capítulos 10 a 22 registraram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir.Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados,assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam(caps 23 a 25).Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes do plano maravilhoso de Deus para nos salvar do pecado(por exemplo,veja 1Corintios 5:7).

NÚMEROS

Procurem agora números. Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. Este livro contém, no entanto, mais do que apenas números. Encontramos também a história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã (13:16).Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer-Lhe e entrar na Terra Prometida.Por terem desobedecido,eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14:33).

DEUTERONÔMIO

Vamos procurar por último o livro de Deuteronômio (Anime as crianças a usarem o Índice).Deuteronômio significa”Segunda LEI”.A maioria do povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto,e por isso Deus fez uma recapitulação da história de Israel para os restantes.Então,pela segunda vez,Deus deu Seus Mandamentos a Israel.Podemos lê-los novamente a partir de Deuteronômio 5:6.(Procure e leia os dez mandamentos outra vez).Por meio de Moisés,Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida.Veja Deuteronômio 11:26.(LEIA).Deus está advertindo os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele,e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas Leis.
---------------------------------------



14 comentários:

Marina Schulli disse...

Maravilhoso seu Blog.
Amo seus trabalhos.

Gabriela disse...

Boa tarde. Gostei muito da forma como vc estudou. Vc teria todo o estudo da Bíblia? Gostaria de implantar no departamento infantil lá da igreja!

Unknown disse...

Parabéns amei o trabalho.
Gostaria de saber se vc tem a descrição assim detalhada de todos os livros da Bíblia

LAYLA disse...

Olá queridos !!!

Não cheguei a fazer todos os livros.
A turma mudou e não era compatível com a idade em que estava ensinando.

Clara Lima disse...

Olá, muito bom o material.
Segue como sugestão para o estudo de cada livro da Bíblia: "A Bíblia de maneira simples", de Nick Page, Editora: Sociedade Bíblica do Brasil.

Clara Lima disse...

Olá, muito bom o material.
Segue como sugestão para o estudo de cada livro da Bíblia: "A Bíblia de maneira simples", de Nick Page, Editora: Sociedade Bíblica do Brasil.

Conceição disse...

Boa tarde ! Muito bom trabalho, parabéns
Gostaria de saber, se tem outros trabalhos bíblicos.
Se não for pedir muito meu envia por email.
Cristo capacita Gamaliel.com. obrigada.❤

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso, bem claro e objetivo. Amei, parabéns!

Unknown disse...

Excelente trabalho! Só tenho uma observação...Alguns textos dos objetos estão com os versículos errados...
Amei muito!

Unknown disse...

Olá, gostei muito do planejamento. Você disponilizará as outras aulas dos demais livros e divisões da Bíblia?

LAYLA disse...

Olá. Grata a todos comentários. Corrigi muita coisa, agradeço.
Infelizmente não consigo postar demais aulas. O tempo não permitiu e houve mudanças que impediram de continuar com o trabalho.

Cilene Silva disse...

Maravilhoso tudo que precisava Deus te abençoe. Gratidão. ����

Andressa Estrella disse...

Achei muito legal! Parabéns pelo projeto! Linguagem fácil e interessante. Prende a obter mais conhecimento. Que Deus continue te abençoando e inspire a terminar o projeto e abençoar muitas vidas de crianças e professores.

Pr: Alberto Santos disse...

Me chamo Alberto,boa noite,sou pastor e professor infantil. Parabens por seu trabalho,dou aulas na igreja usando DataShou. usei alguns asuntos pertinentes, as crianças amaram.obrigado pela postagem. Pessoalmente gostei muito.