Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ser sábio é melhor do que ser forte.

Historinha para introdução:


Certo dia um menino foi a um circo e ficou observando os animais fortes e ferozes. 

Cada qual em sua jaula, menos o elefante, que era mantido preso por uma ridícula corrente, completamente incapaz de deter o mais forte de todos os animais daquele circo. O menino não conteve sua curiosidade e perguntou ao palhaço que estava passando na hora.
- Vocês não têm medo que o elefante quebre essa correntinha e fuja?


- Não! Ele não consegue quebrar essa corrente.
- Como assim, até eu seria capaz de quebrar essa corrente, se me prendessem a perna com ela?
- Ele não consegue quebrá-la porque nem tenta fazê-lo. Quando ele era pequeno, ele tentou várias vezes, mas, não conseguiu, pois, naquela época, essa corrente era capaz de prendê-lo. Agora ele cresceu, mas ainda não “sabe” que ficou mais forte que a corrente, que agora pode quebrá-la com um simples puxão de perna. Por isso, nem tenta mais.
--------------
Essa é uma realidade crianças.  Não vai nos adiantar termos forças. Sermos grandes. Se não formos sábios. Até a Bíblia que é a verdade afirma:

“Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força.”
Provérbios 24:5

Vejamos alguns exemplos de pessoas da bíblia. Que apesar de serem fortes, fracassaram por falta de sabedoria.

Golias  =  


O gigante que enfrentou Davi.  Golias era enorme. Forte. Cheio de armadura.
E Davi,  pequeno.  Sem armadura. Mas com uma grande diferença. Sábio em ouvir a voz de Deus.  Pois servia ao Deus único e verdadeiro.
E Golias ? Duvidava do Deus de Davi. Ainda zombava dele. Quanta tolice !!! Quis enfrentar alguém que teve a sabedoria de ser fiel ao Deus único. E perdeu a luta. De nada adiantou seu tamanho e sua força.

Veja a história de Davi e Golias Aqui !!! ===>   Clique Aqui

Mas será que só dá errado com quem já está do lado do mal? Não, nós crentes temos que vigiar e ter sabedoria nas escolhas. Veja agora o que aconteceu com um escolhido de Deus.

Sansão =  







Escolhido desde o ventre por Deus. Para ser juiz de seu povo. Sansão foi forte e valente. Mas sua força vinha de Deus.  Matou um leão. Carregou uma porta enorme de ferro. Vencia lutas com muitos homens contra ele. Mas Sansão não foi sábio. Foi deixando os caminhos do Senhor para fazer a sua vontade.  Casou-se com mulher que não era do seu povo e depois a deixou. Vingou-se. Fez muitas coisas que desagradavam a Deus.  E acabou perdendo  a sua força. Pois o Espírito de Deus foi retirado de sua vida.  A verdadeira força. E saindo para lutar foi preso. Furaram seus olhos.  Teve uma vitória em sua morte, quando arrependido falando com o Senhor, pediu que levasse junto com ele todos os que estavam a sua volta. Pois eles estavam zombando de Deus. Querendo fazer uma festa para o deus deles. E zombando de Sansão. Então encostado entre duas colunas, o Senhor Deus deu forças para Sansão. E Sansão empurrando as duas colunas fez com que tudo caísse em cima dos presentes.  Ah como seria diferente a vida de Sansão se tivesse tido a sabedoria de ser obediente a Deus e seguir o caminho certo.

Veja a história de Sansão Aqui !!! ===> Clique Aqui

----------------------------

Todos os dias temos escolhas a fazer. Mas precisamos ser sábios na escolha. Pois uma má escolha pode nos levar por caminhos que nos distanciem de Deus. E sem Deus, não somos nada.

------------------------------
Dicas da Tia Jú :  Para o Sansão = Corte o cabelo de verdade do boneco. E coloque feltro molhado para grudar ou um papel com fita adesiva atrás, para aparentar cego.
 Para o Golias = Um tubo grande de papelão. Com mangas, mas sem mão. Colocar só um elástico e usar as próprias mãos para mexer com o gigante. E deixar ele cair para frente sozinho. para dar um barulhão na hora.----------------------------

E é isso...

Nenhum comentário: