Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

História para o natal - UM REI MAGO DE CALÇA JEANS


Uma introdução para o natal.

Como podemos ser úteis para alguém neste natal?

Fonte:http://crisghensevavellar.blogspot.com.br/2011/04/um-rei-mago-de-calca-jeans.html                    
                     e Sementinha Kids   -     


Então adaptei a história para a minha sala.


Davi tinha ganhado o presente que tanto queria, já fazia bastante tempo. Era um enorme jogo de montar, aquele que conhecemos por “legos”. Este jogo consiste, como sabemos, em muitas pecinhas de diferentes formas, cores e tamanhos, você deve encaixar e desencaixar para construir o que quiser.
Como Davi brincou com esse brinquedo! Ele brincava quase todos os dias, era o seu brinquedo preferido! E quantas coisas que ele construía: Fabulosas torres, raríssimas pontes, surpreendentes prédios… em fim! Era um arquiteto do futuro! Passava horas entretido com seu brinquedo.


No domingo, Davi havia passado horas excelentes na igreja com muitas outras crianças. Cantavam lindas canções e aprendiam de Deus, conversavam, faziam planos e desfrutavam ouvindo lindas historias. Justamente nesse domingo Tia Mimí, uma das professoras, lhes havia contado sobre o nascimento de Jesus e a passagem em Mateus 2, onde uns magos seguindo uma estrela levaram presentes para Jesus. Esses presentes eram muito valiosos e com certeza ajudaram nos cuidados e sustento de Jesus nos primeiros anos de vida. Também contou que uns irmãozinhos gêmeos, quando ouviram esta história da Bíblia também quiseram dar presentes a crianças que não tinham brinquedos e que não ganhariam nada no natal. Eles foram “reis magos invisíveis” no Natal, preparando uma lindíssima surpresa para um vovozinho muito pobre e seus netinhos, colocando lindos presentes na porta da casa junto com um folheto que falava de Jesus e tinha o endereço da igreja, sem serem vistos. E para surpresa dos gêmeos, o vovô e as crianças foram para a igreja dos gêmeos no domingo e entregaram as suas vidas a Jesus.
As crianças que escutavam a Tia Mimi estavam muito atentas e interessadíssimas com a historia. No se ouvia nenhum mosquito voar; sobre tudo quando Tia Mimi, ao finalizar, lhes fez uma importantíssima proposta: o que vocês acham de nós também sermos “reis magos  invisíveis” ? Olhem seus brinquedos e roupas. Pensem em algum amiguinho que não tenha brinquedos. Seria muito emocionante compartilhar com alguém um pouco daquilo que Deus nos deu!!!


Tia Mimí pediu para as crianças se tomarem das mãos e orarem para pedir a Jesus orientação sobre o que fazer e para que cada criança tomasse decisões sobre a proposta para esse natal.
Logo as idéias começarão a surgir no coração e na cabeça de Davi. É que quando falamos com Deus e o escutamos, Ele também fala conosco! O seu Espírito nos guia a fazer a vontade de Deus!!! E Deus foi mostrando cinco crianças para Davi.



Poucos dias depois, a mãe de Davi o encontrou  muito ocupado.
Conferia uma por uma as diversas pecinhas do seu enorme “legos”. Se estavam sujas, ele as limpava; se faltava alguma, colocava tudo de cabeça para baixo, até encontra-la.
Você esta preparando outra invenção, outra grande construção?
– “Não! -respondeu Davi – estou preparando o “legos” para dar de presente as crianças aqui da rua. E não podemos dar algo sujo ou estragado.  Até queria falar contigo mamãe se posso? 

A mãe ficou muda enquanto Davi continuava falando:

-“ O papai deles esta desempregado e eles são muitos. Com certeza os pais não poderão comprar nenhum presente para as crianças no Natal. Acho que eles vão amar este brinquedo, né? Bom…isso espero! É um brinquedo que todos podem jogar!!

-“Mas… você têm certeza que quer dar esse brinquedo??…” perguntou a mãe, insegura. Achava que Davi iria querer depois de volta.
Davi, arrumou o cabelo e falou com convicção:
-“Eu já estou grandinho, mãe. Já brinquei muito de “legos”. Quero compartilhar o que tenho, como aprendi no culto domingo. Já tinha um tempinho que essa idéia estava dando voltas na minha cabeça, e no domingo tomei a decisão. Quando estávamos orando Deus me mostrou essas crianças. mas preciso de sua ajuda.

-“Em que, Davi?…” A mãe perguntou.
-“A caixa é muito grande! Você me ajudaria a levá-la?…”



Ao entardecer carregaram o pacote para o carro. Na casa da família que iriam, estavam as cinco crianças Davi entregou a caixa para o pai delas com um sorriso um pouco tímido e uma explicação curtinha: “Oi, João Paulo! Isso é para vocês!” E João Paulo respondeu com outro sorriso um pouco tímido também, e com outra resposta curtinha: “Ah, que bom! Obrigado Davi!” e entrou de novo na casa.

Como do lado de fora escurecia e dentro da casa havia luz, Davi e sua mãe não agüentaram a tentação de espiar pela janela, para ver o que estava acontecendo. Viram a João Paulo abrir o pacote, enquanto as crianças olhavam impacientemente. De repente se ouviu um enorme “ OHHHH”… e as pecinhas de diversas cores se espalharam sobre a mesa.
“Que fantástico!”
“Para fazer casinhas!”
“E torres!”
“E aviões!” …
Então as crianças começaram a dizer:
-Vocês se lembram… se lembram que havíamos pedido a Jesus para que nos mandasse algum presente?”
Então, o mais pequeno se jogou sobre a mesa exclamando:
-Muito obrigado, Senhor! Muito obrigado Senhor!

Imediatamente João Paulo, o pai das crianças abraçando-as exclamou:
-“Obrigado, obrigado, Senhor Jesus!”…

Davi e sua mãe, estavam tão surpreendidos que ficaram mudos…

-“Ouviu isso? Eles haviam pedido a Jesus! Ouviu? … Eu jamais esquecerei deste momento!…”- Davi falava baixinho para não ser ouvido.

Davi e sua mãe caminharam uns metros em direção ao carro e Davi parou emocionado, fechou os seus olhos e chorando orou a Jesus. Agradeceu por poder ser um instrumento de Deus para abençoar esses meninos no Natal, agradeceu pelo Espírito Santo, porque ele fala aos nossos corações e porque Deus responde todas as orações. Pois Deus havia respondido as orações destas crianças. Foi uma oração entre lágrimas e sorrisos.
Um sentimento de muita alegria e paz.

Com sua franja ao vento, sua camisa meio para fora e sua desgastada calça jeans azul, não parecia exatamente um “Rei Mago”, mas em seus olhos de cor castanho havia o brilho do céu e a felicidade de rei. É que estava sendo comprovado que seu presente tinha muito, muitíssimo valor. Não só para seus três queridos amiguinhos, mas também para seu grande amigo Jesus. Porque quando voltavam a casa sua mãe, se lembrou de algo muito, muito importante que Jesus disse:

“lhes a seguro que tudo o que fizerem por um destes irmãos meus mais humildes, por mim mesmo o fizeram”. (Mateus 25:40)

-----------------------------------------------

Dicas da Tia Jú:
Antes de contar a história passei um pouco sobre os reis magos. Tipo recapitulando uma lição que foi dada este ano na escola bíblica.
Lição sobre os magos - Clique aqui.
Só contei a parte dos reis magos para não ficar muito extensa a história.

E enfatizei a elas. Que assim como os presentes dos reis magos foram úteis a Jesus, assim elas podem ser também. Podem ser instrumentos usadas por Deus para abençoar alguma criança neste natal. Também oramos no final para Deus nos mostrar crianças que estejam precisando de algo que temos em casa e não precisamos mais.

Recursos para contar história:
Figuras da passagem dos reis magos. Tinha na lição da cpad deste ano.
Davi - Boneco de cone grande de malha revestido em eva.
Peças de lego para ir contando a história junto.
Crianças feita de yakult revestidas em eva.

---------------------------
E é isso ...

Um comentário:

Alayne Krys disse...

Ju...sua criatividade de me deixa ainda mais apaixonada pelo ministério infantil....Sou sua fã menina!