Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jesus cura dez leprosos- Lição 6 - Jesus, o amigo dos doentes


 Objetivo: Mostrar que Jesus é o amigo dos doentes também e pode curar.

-------------------------------------
Frase do dia: O amigo Jesus cura o doente.

Para a frase do dia, inventar um cenário de consultório médico. Com mesa, cadeira, maletinha de médico,  Uniforme branco se tiver, prancheta, estetoscópio e por aí em diante. Criar uma cena que estão esperando por uma consulta. O médico já chega atrasado. Nem olha na cara. 

Chama cada um deles e brinca de médico. Dizem uma doença que já tiveram ou inventam. O médico não se importa, e quer aplicar uma injeção para todos os casos.
Depois mostre a frase do dia: Apresentando Jesus como amigo. Aquele que ouve com paciência nossos problemas. E que cura cada um de um jeito diferente.

----------------------------------------
Versículo do dia: “O Senhor cura todas as minhas doenças.” Salmos 103.3

Escrever em uma folha as doenças que se lembrarem. Vai deixando as crianças falarem o que já tiveram ou se alguém tem uma. Ou até conhece outra pessoa que esteja precisando de oração por uma enfermidade. No centro da folha, escrever depois o versículo do dia.
Explicar que Jesus pode curar todas as enfermidades. Mas é no tempo de Deus. E a cura é conforme a vontade de Deus. Aproveite para orar por quem precisa e agradecer pela nossa saúde.

---------------------------------------
Dinâmica do agradecimento: Objetivo: Mostrar o sentimento daqueles que esperam um agradecimento e recebem uma falta de atenção neste lugar.

Levar uns cartãozinhos quase prontos. Se tiver tempo eles até podem fazer sozinhos. Pedir para eles capricharem neste cartão. Pois é para a tia da escola bíblica. (Você). Eles podem pintar. Escrever algo dentro, enfeitar. (Com certeza eles colocarão o amor deles juntos. Dá para ver na foto abaixo o capricho deles fazendo o cartão).

Depois de pronto. Um por um vai entregar onde estiveres sentada. Nem saia do lugar. O objetivo é mostrar desinteresse. Falta de atenção. E a medida que vão te entregando vai colocando no lixo ao lado da mesinha.
Coitados eles irão fazer cada carinha. Mas vai em frente. Não elogie, também não fale mal para não ofender o que elas fizeram. Depois de tudo no lixo. Pergunte para elas: Qual foi o sentimento que tiveram? Fizeram com tanto capricho e a tia jogou fora no lixo?

Explique para elas o motivo da dinâmica: É esse o sentimento que tem aqueles que nos ajudam em algo e não somos gratos. Esse é o sentimento que tem, aqueles que nos dão um presente e falamos que não gostamos e não somos gratos. Viu, como deixamos triste alguém quando não agradecemos?

E na história de hoje, tiveram também umas pessoas que não souberam ser agradecidas.

Daí sim, vai no lixo, pega cada cartãozinho. Dá um beijo em cada criança, elogie mostre o seu amor, para que elas não venham a ficar triste pela dinâmica. Agradeça de coração pelos cartãozinhos e coloca no lugar mais especial que tiveres. E diga que ficarão guardados para sempre.

------------------------------------------------
Introdução a história:

Deixar preparado um pano sujo, pintado de guache vermelho. Fazer tipo uma bandagem como alguém com lepra dos tempos bíblicos. Não deixar as crianças verem. Coloque nos dois braços enfaixando um pouco as mãos também. Se tiver creme de cabelo pode ser, colocar nas beiradas como se fosse uma ferida purulenta. Depois de pronto chegue até as crianças e pergunte quem quer um carinho, ou um abraço. (Mas faça ficar nojento o curativo para elas nem quererem).


Converse com elas. Ficar doente é ruim, não é? Agora imaginem, ficar doente e ninguém quiser chegar perto de ti? É triste.

Mas vocês sabiam que no tempo da bíblia as pessoas que tinham lepra era afastadas, e mandadas para ficar em um lugar longe das pessoas?

Vocês sabem o que é lepra? É uma doença que dá na pele. Antigamente não tinha cura. A pele ficava cheia de feridas e caia. Hoje não, se a pessoa descobrir a doença, tem remédio para ficar curada. É a doença chamada de hanseníase. Pode ser tratada em casa.

Mas antigamente não. As pessoas saiam de perto de quem tinha esta doença, para não pegar também.
 (Tira a bandagem com alívio.)

Na história de hoje, você irão conhecer pessoas que foram rejeitadas porque estavam doentes. Mas que tiveram um encontro com Jesus. O amigo dos doentes.
-----------------------------------------

Hora da história: Jesus cura dez leprosos

Um dia, Jesus estava indo para Jerusalém. E ao entrar em uma aldeia perto de Samaria, dez leprosos vieram ao seu encontro. Como eles não podiam se aproximar, ficaram de longe, gritando bem alto para que Jesus os escutasse: Jesus! Mestre! Tenha pena de nós! (Imaginem a situação que eles viviam. Era terrível)

Jesus ouviu os leprosos. Olhou para eles com amor e disse: Podem ir e apresentar-se aos sacerdotes.

Pois naquela época os sacerdotes eram os únicos que podiam declarar que um leproso estivesse curado da lepra. E só com este atestado os leprosos poderiam voltar a viver junto com as pessoas.

Os leprosos creram na palavra de Jesus e foram se mostrar para os sacerdotes. Para a alegria deles, ainda no caminho ficaram curados. A lepra desapareceu completamente. (Conseguem imaginar a supresa e alegria deles?)

Um deles, que era samaritano. (Lembram que Samaritanos e judeus não se davam bem?) Quando viu que estava curado, voltou louvando a Deus e cantando bem alto. Quando chegou perto de Jesus ajoelhou-se e lhe agradeceu. Então Jesus lhe perguntou:

- Eu curei dez homens. Onde estão os outros nove ? Por que somente você voltou para agradecer?

Mas Jesus ficou feliz com a atitude deste home e lhe disse:

- Levante-se e vá para casa. Você está curado porque teve fé.

----------------------------------------------

Hora de semear a Palavra:

Jesus curou os dez leprosos. Não se importou com a doença deles. Não se importou com quem eles eram. E bastou a fé deles para serem curados. Se você tiver uma enfermidade,  Jesus pode te curar. Se tiveres um amiguinho enfermo, conte a história para ele. Basta ter fé, acreditar que Jesus é o amigo dos doentes e pode curar. Não importa se é da igreja, se é de outra. Jesus cura. E outra coisa importante. Não deixe de agradecer a Jesus quando ganha alguma coisa. Ou quando está doente e Jesus cura, ou livra de uma enfermidade. É sempre muito bom agradecemos todos os dias por tudo o que Jesus nos têm dado. E muitas coisas nem temos conhecimento do que estamos ganhando. Jesus nos livra de doenças que nem sabemos. Apenas agradeça ao amigo Jesus.

-------------------------------------------------------
Recurso para contação da história:

Criar estes bonecos que peguei na net. Os doentes e Jesus. 
Fonte: http://www.escoladominical.net/




Pintá-los. Um lado sendo doentes e o outro sendo curados e colocar um sorriso neles. Imprimir em papel cartão para ficarem firmes. Depois colar os dois lados juntos. Pode colocar tecido tnt em volta do corpinho deles. Levar tiras de panos.




Dica da Layla:  Usar uma caixa de areia para coloca-los. Pode colar palito de picolé para firmá-los. E contar a história. Quando estiverem com lepra o lado doente mostrando e quando estiverem curados o lado bom virado.

---------------

E é isso...

----------------------------------------

10 comentários:

livramento disse...

APDSJ! AMEI A SUA DIDÁTICA DE ENSINO , DEUS ABENÇOE SEMPRE E QUE A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO PERMANEÇA SOBRE VOCÊ SEMPRE DISPOSTA A COMPARTILHA O QUE O SENHOR JESUS TEM LHE DADO.

LIVRAMENTO
livramento.capela@gmail.com

Unknown disse...

Achei fantástica a forma de ensinar aos pequeninos o amor do Senhor, principalmente quando estamos fragilizados por algum problema ou doença, vou ensinar essa lição na EBD e utilizar estas ideias, obrigada por postar,Deus abençoe a sua vida.

Unknown disse...

Achei fantástica a forma de apresentar o amor do Senhor pelos pequeninos, mesmo quando estamos fragilizados por algum problema como ,por exemplo, uma doença. Vou utilizar estas ideias na EBD, obrigada por postar, Deus abençoe a sua vida.

Unknown disse...

Achei fantástica a forma de ensinar aos pequeninos o amor do Senhor, principalmente quando estamos fragilizados por algum problema ou doença, vou ensinar essa lição na EBD e utilizar estas ideias, obrigada por postar,Deus abençoe a sua vida.

Unknown disse...

EU APRENDI COM VC ABENÇOADA,Q TENHO Q COMPARTILHAR COM AS CRIANÇAS O Q DEUS TEM M ENSINADO,PRQ É ATRAVÉS DA PALAVRA Q NASCE NOVOS DISCÍPULOS..OBG PELO DISPERTAMENTO Q FEZ NASCER EM MIM.

Unknown disse...

Adorei a idéia desta aula muito criativa Parabéns!!!!

andrea.barcelos@bkr-bs.com.br disse...

Parabéns!!!!!!!! Tirei boas idéias.0000000000000

lucianadejesus disse...

PAZ DO SENHOR BENÇÃO MEU NOME E LUCIANA ESTAVA A PENSAR EM PARAR MEU MINISTÉ
RIO ,MAS COM SUA AJUDA TENHO MAIS ÂNIMO PARA PROSSEGUIR DEUS A ABENÇOE

lucianadejesus disse...

PAZ DO SENHOR BENÇÃO MEU NOME E LUCIANA ESTAVA A PENSAR EM PARAR MEU MINISTÉRIO
RIO ,MAS COM SUA AJUDA TENHO MAIS ÂNIMO PARA PROSSEGUIR DEUS A ABENÇOE.

Unknown disse...

Amei a forma como vc apresentou os ensinos, da gratidão, da diferença de como Jesus age.Que Deus te abençoe muitissímo.