Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

sábado, 14 de abril de 2012

A samaritana - Lição 3 - Jesus é o amigo dos sedentos


Objetivo -  Mostrar que temos sede da água da vida, que é Jesus.

------------------------------------
Frase do dia: O amigo Jesus é a água da vida

Para esta frase começa a aula com louvores animados. Que louvores que pulam, que mexem bastante, Assim eles irão ficar cansados e com sede. Depois distribui salgadinho para eles comerem. Mas tudo sem água. Enquanto lês vão comendo, aproveita para discutir uma pouco sobre a água, como ele é importante, que não devemos disperdiçar. E que nós somos formados por 70 % de água no corpo. Vai imaginando uma cena no deserto, quente, com sol, puxa isso dá uma sede. Então pega água, fresquinha e beba para eles irem vendo, com certeza vai ter muitos já pedindo água. Depois dê a cada um água. Depois que todos tomaram, falar sobre Jesus. Foi Jesus quem afirmou que é a água da vida, ou seja, a salvação para o mundo, assim como o corpo precisa da água, nós precisamos de Jesus.

-----------------------------------------

Versículo: Ó Deus, tu és o meu Deus; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água. (Salmos 63.1)

Fazer gotas de papel, e colocar pedaços do versículo. Espalha sobre as cabeças das crianças, e ele vão pegando as palavrinhas, depois juntos coloquem em ordem certa.

--------------------------------------------

Hora da história:

Recursos: Bonecos de cone de outras histórias. Enquanto Jesus viaja de cidade em cidade, pode passar com o bonecos entre as crianças conversando com elas. O mesmo com a samaritana, no final falar com elas sobre Jesus, um judeu diferente.
---------

Jesus viajava muito para anunciar a salvação. De cidade em cidade. (Passeia com Jesus entre as crinaças, falando com elas palavras de bençãos.)

Certa vez Jesus, voltou para a Galiléia. Lembram onde é? Quando ele fugiu para o Egito em vez de ir para Belém, mandaram ele ir para Galiléia.?
Jesus não foi sozinho, e sim com seus amigos. 

As viagens naquela época não eram fáceis não. O caminho era bastante ruim, cheio de pedras, espinhos e até animais ferozes. Fazendo muito calor as vezes.
Quando chegaram perto de uma cidade chamada Samaria, mais ou menos meio dia, Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto d eum poço. Muito famoso, o poço de Jacó. Enquanto isso os discípulos foram a cidade comprar um pouco de alimento.
Logo apareceu uma mulher com uma vasilha para retirar água do poço. (Colocar um pequeno frasco pendurado nela, como se fosse para tirar água.)

Quando ela chegou, Jesus pediu-lhe:
- Por favor, me dê um pouco de água.
A mulher estranhou, pois o povo de Jesus era judeu, e os judeus não eram amigos dos samaritanos.
Então Jesus começou a conversar com ela, que teria um presente para ela. Que seria muito melhor do que a água que ela iria beber, e depois sentiria sede de novo.
- Eu posso lhe dar a água da vida. Jesus estava oferecendo a salvação para ela.
Então a mulher viu que Jesus era um homem diferente dos judeus que ela conhecia, Que desejava ser amigo de todos.
Jesus falou tantas coisas maravilhosas para ela, que ela foi correndo onde morava para contar para o pessoal ouvir o Mestre. (Leva a bonequinha e vai falando com as crianças, como se elas fossem o povo então.)
Com muito carinho Jesus recebeu os samaritanos e ensinou-lhes a amar e adorar a Deus.

---------------
Plantando a semente da Palavra:

A água que tomamos tem muitos defeitos. Não é pura, não é limpa. E logo após ficamos com sede de novo.
Agora Jesus é diferente. Jesus é á água da vida. Pura, perfeita. Jesus é a salvação para todas as pessoas. Não importa o povo, região. Jesus é a água da vida para todos.

---------------------

Dica da Layla: Fiz com caixa de papelão um poço. Coloquei um pote limpo com água dentro e uma concha para pegar a água, e deixei tampado até a hora da história. 
Dica legal: Como são os mesmo bonequinhos, antes de contar a história com eles, pegar cada um e rever histórias que eles representaram. Assim evita que no meio da contação, a criança venha a falar de outras histórias.
Depois de contada a história, as meninas foram a samaritana e os meninos Jesus. Levei roupas para eles, ou lençóis, as samaritanas davam água para Jesus. Depois no fim deixei cada um se servir com água.

-------------------------
 E é isso...



Nenhum comentário: