Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

João Batista - Lição 3 - O Salvador vem aí

Na aula anterior pedi para elas virem na próxima lição, esta agora, vestidas diferentes, cabelo, sapato,meia, qualquer coisa, desde que não seja fantasia. Só diferentes.

Lição 3 – O Salvador vem aí!

Objetivo: Não importa o jeito de se vestir, desde com decência, o importante é cumprir a missão. João Batista anuncia a chegada do Salvador.

--------------------------

Apresentação – Oração – Oferta _ Plano de freqüência

-------------------------

Frase do dia: O Salvador está chegando:

Com fantoche e o uso da tv desmontada anunciar a chegada do Salvador ao mundo.

-------------------------

Versículo do dia:

“Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” Mateus 3.3

Fazer em forma de túnel vai passando por ele e recitando o versículo. No final do túnel pega o versículo ilustrado.

----------------------------

Introdução a história:

Na aula passada foi pedido que viessem diferentes. Não seria uma fantasia. Quem não estiver inventar algo, troca de sapatos, óculos diferente, qualquer outra mudança.

Ver com eles:

- Como estão se sentindo?

- Já viram alguém por aí vestido diferente? O que fizeram? O que acharam?

- Tem pessoas que se vestem diferente por uma cultura em seu país. O que para ela é normal, para nós é estranho. E vice versa.

- Podemos nos vestir de qualquer jeito em todos os lugares? Não, cada lugar tem um tipo apropriado. Se vou trabalhar, uso algo mais simples, para quando estragar ser barato para comprar outra roupa. Se vou a igreja, vou cultuar a Deus, devo colocar o meu melhor como respeito a ele. Não fica legal os meninos usarem um shortezinho pequeno, ou as meninas uma sainha pequena.

- E cada um deve se vestir do jeito que é. Menino não pode usar roupa de menina e menina não pode andar como menino. As meninas até devem sentar com as perninhas fechadas, como menininha. Fica bem mais bonitinho.

- E agora ? Quando Deus nos dá uma missão especial, falar de Jesus a um coleguinha, devemos nos vestir como reis? Ser o que não somos? Devmos falar de Jesus para todos do jeito que nós somos. Todos nós temos nosso jeito de se vestir, arrumar o cabelo, andar. Não precisamos mudar, devemos ser o que somos. Não podemos deixar de fazer a obra de Deus porque não temos a roupa da moda. Porque não sabemos falar que nem tal pessoa. Deus nos quer como somos. É desse jeito que ele quer que falamos de seu filho para as pessoas.

- E agora vou contar a história de alguém que também se vestia estranho, mas que acima de tudo não deixou de fazer o que Deus queria. Anunciar a chegada de Jesus ao mundo.

-------------------------------------------

Hora da história: O Salvador vem aí !

Quem se lembra da última aula o que aconteceu? Aconteceu o dilúvio porque as pessoas estavam sendo más e não queriam obedecer a Deus. Só se salvou Noé e sua família.

Pois é, os homens voltaram a pecar e a se afastar de Deus novamente. Deus precisava mandar um Salvador que acabasse com o pecado e fizesse com que todos pudessem voltar a ficar juntinho de Deus. Mas como ele viria ao mundo? Ele não poderia simplesmente chegar, e dizer: Pronto, estou aqui. Era preciso que alguém anunciasse a sua chegada.

(Fig 1) Aconteceu um dia, quando o sacerdote Zacarias estava no templo de Jerusalém.

(Fig 2) Então Deus enviou um anjo para avisar Zacarias que sua esposa Isabel, teria um filho muito especial, que anunciaria a chegada de Jesus, Aquele que salvaria a todos.

Zacarias não acreditou no que o anjo havia dito, sua esposa não poderia ter filhos e já tinha muita idade. Mas o anjo lhe falou: Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Que no tempo certo irá acontecer. E porque você não acreditou, ficará mudo e não poderá falar até o dia em que seu filho nascer.

(Fig 3) E aconteceu o que o anjo disse. Zacarias ficou mudo. E pouco tempo depois Isabel teve seu filho. Um lindo menino.

(Fig 4) Todos ficaram alegres com a novidade e falaram: Esse menino vai se chamar Zacarias. Mas Isabel disse: Não. O nome dele é João. Então as pessoas foram confirmar com Zacarias o que ele achava.

(Fig 5) Ele pegou um pedaço de madeira e escreveu o nome João. Neta mesma hora, ele voltou a falar e começou a louvar a Deus.

(Fig 6) O tempo passou. João se tornou realmente alguém diferente das pessoas de sua época. Vestia-se com roupas feitas de pêlo de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. E vivia no deserto.


(Fig 7) Cheio do Espírito Santo, João começou anunciar a chegada de Jesus.

(Fig 8) - Arrependam-se dos seus pecados.

(Fig 9) - E sejam batizados. Eu batizo vocês com água. Mas está chegando alguém que é mais importante do que eu. Eu não mereço a honra de desmarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Ele estava falando Jesus, o Salvador do mundo.

--------------------------------

Hora de refletir no Jardim plantando a Semente da Palavra.

João Batista foi muito importante. Foi Deus quem escolheu por ele. Para anunciar ao povo que Jesus o Salvador estava chegando. Não importou como ele se vestia, o que fazia. Antes de tudo ele foi obediente a Deus. Fez a sua missão. Não olhando para o que os outros dizessem. O importante foi fazer o que Deus havia colocado no coração dele.

Dúvidas – Comentários – Oração sobre o ensino.

------------------------------------

Atividades do livro – Brincadeiras – Desfile dos diferentes.

-------------------------------------

Dicas da Layla:

Os visuais podem ser os usados de outras lições anteriores em outros anos. Ou na net imprimir. Tem vários desenhos é só ver o que se adequada a fala do momento.

---------------------------------------

E é isso...

Um comentário:

Tia Rose® disse...

Passando pra fazer uma visita e desejar uma linda e abençoada semana pra você. Bjs docinhos